Roda Nacional

Olá amigos!
Hoje o Roda Nacional é com um autor super simpático, que reservou um tempinho para compartilhar conosco um pouco da sua vida e dos seus escritos: o Matheus Gaudard.
Começamos então com a entrevista feita com o nosso autor.


1- Primeiramente, gostaria de saber quem é o Matheus Gaudard?

Sou um menino-homem simpático que curte muito música. Tenho 22 anos de idade, nascido no dia 14 de Fevereiro, natural de São Fidélis (Cidade Poema). Durante a minha infância passei boa parte do meu tempo em volta dos meus desenhos e criando histórias para minhas personagens. Inclusive tenho uma série nunca passada para o papel titulado como The Night's Shadows criada imaginariamente e posto somente em algumas cenas de desenhos onde a personagem principal, minha querida e xodó Sidney é rabiscada sempre.
Sou viciado em chocolate, eu confesso... Rsrsrs! Sou muito caseiro, porém sempre que algo me interessa eu gosto de sair. Adoro viver na frente do meu computador ou notebook escrevendo e lendo Blogs. Sou um completo apaixonado pela arte de escrever, muito mais do que desenhar.
Confesso que nunca tive muita paciência com os desenhos para criar uma HQ completa, foi de onde comecei a sustentar a hipótese de começar a escrever ao invés de desenhar. Comecei a tomar gosto mesmo pela literatura aos meus 16 anos quando escrevi meus primeiros poemas, estes nunca mostrados na blogosfera nem em livros. Adoro filmes, sejam de romances, comédia, ou terror e suspense. Minha série preferida é LOST e meus filmes são As crônicas de Nárnia, Shelter – De Repente Califórnia e Forças do Destino. (É bom eu parar por aqui para não criar uma biografia... Né!? Já deu para perceber o quanto gosto de escrever... Rsrsrsrs)

2- Fale um pouco do livro Matriz – Contos, Poesias & CIA.

O livro Matriz nasceu da idéia fixa de juntar alguns textos que eu tinha em mãos e outros que tinha em mente para escrever, são poemas e cartas de amor destinadas a um romance vivido por mim até hoje. Porém o livro não trata apenas disso. O centro é o sentimento Saudade. São poemas, contos e textos que falam sobre a falta de alguma coisa, na maioria um amor.
O livro contém exemplos de como é sentir saudade criando-se em cima uma fantasia. Há um texto em que um homem é apaixonado por uma rosa, um dos meus preferidos, onde é argumentado no texto não o amor diversificado, mas o próprio AMOR em si, sem importar se o relacionamento que ali persiste em enfrentar o tempo e a saudade é de um homem por uma flor.
Entre todos os textos tento mostrar uma guerra interna dentro de corações que sofrem pela perda definitiva ou não de seus amores, além de demonstrar isto de uma maneira mais fantasiada... Na verdade o livro é uma guerra entre os personagens e o tempo, julgado como vilão. Assim também como em um dos contos a Saudade torna-se aliada do tempo em suas armadilhas contra o amor de dois corações.
Além de muito romance o livro possui dois contos sobre a Literatura Fantástica, A Escrava do Sangue e Alice no País das Sombras. Mas tanto um quanto o outro ainda não foge do tema central. As duas protagonistas sentem saudade de alguma coisa, Alice sente-se ainda esperançosa pelo seu mundo que após o Apocalipse vive sobre uma era governada por Lúcifer e suas leis... Já Clarice, é uma Vampira a procura de sua primeira vítima, uma saudade que vem do instinto selvagem de seres como ela.

3- Como foi escrever o livro Matriz – Contos, Poesias & CIA e quanto tempo demorou?

Eu adorei escrever este livro porque foi um passatempo para mim. Pois o livro foi uma forma de ocupar meu tempo e levar meus sentimentos para uma folha de papel ou depositar isto sobre os botões de um computador, já que na mesma época que eu escrevia e diagramava vivia sob os mesmo sentimentos dos meus personagens – A Saudade.
Não sei exatamente quanto tempo demorei a concluir esta obra, porque muitos dos textos eu já tinha em mãos e outros eu tive que compor. Depois que o livro já havia sido concluído eu ainda o revisei e resolvi acrescentar mais uns 3 textos. Lembro-me apenas do ano que terminei que foi em 2010 – mais ou menos entre o mês de Junho a Novembro. E depois de muita procura por editoras resolvi publicar independente, já que ainda há um bom preconceito sobre Antologias de um único autor. A maioria das Editoras também não publicavam poemas. Então foi o ponto principal que me fez preferir a independência.

4- O que te inspira na hora de escrever?

Gosto muito de me inspirar em fotos, trechos de livros ou pequenos textos, vídeo clipes e músicas. Mas nunca baseio a história sobre estas inspirações de fato. Digo que a leitura, tanto dos olhos (imagem) quanto das palavras escritas ou ditas são minhas fontes de inspiração. Às vezes um pássaro que decola vôo em frente meus olhos já me faz criar toda uma história para aquela força e esperança que ali ele depositou em suas asas. Eu busco fonte na própria vida, e na capacidade de imaginação.


5- O que você gosta de ler? Cite os seus autores e livros preferidos

Adoro ler fantasia, desde os livros mais infantis até os mais adultos. Gosto do que não é real, daquilo que te leva numa viagem ao descobrimento de um novo mundo. Um dos livros que estou amando em ler é As Crônicas de Nárnia. E cito C. S. Lewis como meu autor favorito e a Clarice Lispector como autora (mas sou muito suspeito em falar sobre eles), porém nunca li um livro da Clarice, somente alguns textos e frases distribuídas pela internet. Adoro também romances, suspense e amo ficar na frente do computador lendo Blogs. Um dos meus preferidos é o Termo e Ternos, sou fã e também suspeito em falar sobre a autora deste Blog que é a Luiza de Oliveira.

6- Você está trabalhando em dois projetos: NO RASTO DAS BORBOLETAS e O MISTÉRIO DE LIBÉLULA, pode nos dizer um pouco sobre eles?

No rasto das Borboletas ainda é um projeto bem reservado. Poucos sabem deste livro. Este é um romance que trata sobre a descoberta de sua própria identidade. O protagonista se chama Murilo, um jovem que após o falecimento de sua Avó, por quem desde que nasceu ele fora criado, começa a enfrentar uma crise interior sobre seus sentimentos e sua identidade.
Murilo resolve procurar estas respostas numa borboleta.
Sua falecida Avó sempre lhe disse que as borboletas sabem o caminho correto da felicidade. É um livro cheio de sentimentos, tortura e descoberta sobre quem ele é, ou o que ele se tornou abandonando um grande amor para realizar o desejo de se mudar da pequena cidade que morava para uma maior e cheia de oportunidades.
Enquanto O Mistério de Libélula trata-se de uma nova visão sobre o apocalipse. É um livro, como diz um amigo meu: cheio de suspense, mistérios, guerra, romance, devaneios e muito MEDO. Na verdade esta obra seria apenas um conto que eu enviaria para um dos concursos de Antologia da Editora Andross, para concorrer no livro Tratado Secreto de Magia – Vol 2. Mas acabou que idéias espetaculares foram surgindo e o que deveria ser um simples conto sobre magia, feitiçaria havia ultrapassado as 100 primeiras páginas, tornando-se cada página uma obra surpreendente.
O livro fala sobre uma civilização perdida há séculos. Onde descobrir o que aconteceu com esta sociedade pode originar um verdadeiro inferno ao mundo. Dois jovens estão ligados a uma profecia, onde, cada dia que se passa eles se aproximam de descobrir onde a cidade de Libélula viveu adormecida durante todo o tempo contado na história. Estou muito satisfeito com o resultado que venho obtendo com esta obra em suas linhas... Chego a surpreender-me com a minha própria imaginação. (nada modesto rsrsrsrs). O Livro já contém 13 capítulos e ainda faltam muitas linhas, mistérios e guerra a serem traçadas para concluí-lo.

7) Este espaço é seu. Diga o que quiser:

Quero agradecer a você, Amanda, pelo espaço que me abriu em seu Blog para esta entrevista. Estou super feliz, pois esta é a primeira vez que sou entrevistado por uma blogueira. Muito Obrigado pelo carinho.
Quero dizer que sua iniciativa me fez acreditar cada vez mais em meus sonhos.
E faço um pedido aqui aos seus leitores, para me ajudarem a aumentar o número de seguidores e visitas do meu Blog. Caso aqueles que se interessarem pode seguir meu humilde cantinho onde tento ao máximo satisfazer meus leitores com séries e em breve pretendo conseguir um colunista para resenhar livros e ficar na responsabilidade de noticiar os acontecimentos no mundo literário e os lançamentos, além de parcerias com editoras do mercado.
O blog também irá iniciar em breve duas novas séries ou talvez até mais. Mas já confirmado teremos O CONTATO OCULTO e MARCADAS PARA MATAR no Blog.
Àqueles que se interessarem e me seguirem, desde já deixo meu agradecimento e seguirei de volta todos os leitores.

Eu agradeço muito a entrevista e peço que deixe uma mensagem para os leitores:

Lembrem que quem faz a cultura somos nós. Então peço que cada um de vocês possa abrir um espaço em suas estantes para autores nacionais, tanto os já renomados quanto os iniciantes. Já existem muitas obras incríveis que ultrapassam qualquer livro internacional em sua qualidade de leitura e escrita. Os novos autores estão chegando e trazendo convosco novas histórias e novos jeitos de contar um romance ou uma fantasia.
É o valor depositado ao que nos pertence que conquistamos um mundo melhor. E o Brasil esconde ainda muitos talentos que precisam de uma chance.
Não só talentos para obras literárias, mas para quaisquer artes. Seja cinema, teatro ou literatura, nossos artistas necessitam da gente para depositar fé e sonhos em seus corações. #FICADICA!

Compre aqui

Site do autor
Twitter
Facebook
Skoob do Livro

E olhem só a novidade que teremos em breve!

O Mistério de Libélula
É isso aí pessoal, espero que tenham gostado, deixem um comentário e não esqueçam de conferir as novidades no site do autor:)
Muitos abraços!

3 comentários:

  1. Obrigado por tudo Amanda! Obrigado pelo carinho e por esta grande chance de mostrar aos seus leitores o meu trabalho.
    Desculpa qualquer coisa!
    Abraços ;)
    Matheus Gaudard
    http://www.matheusgaudard.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Matheus Gaudard Eu é que agradeço a sua disponibilidade, Matheus. E foi um enorme prazer ter você aqui que já faz parte da família do blog:)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista. As perguntas foram muito bem elaboradas e as resposta, pelo que pude perceber, foram respondidas com o coração. Parabéns aos dois pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir